2007-04-30

Dez mil passos por dia: o bem que lhe fazia

No âmbito de um estudo realizado nos Estados Unidos (....)
(...)considera-se que uma pessoa que dê menos de 5.000 passos por dia é «sedentária», entre 5.000 e 7.500 «pouco activa» e 7.500 a 10.000 passos «moderadamente activa».
A actividade física é entendida como «activa» para quem dê 10.000 passos e «muito activa» para os que superem os 12.500 passos por dia.
Os especialistas apontam os 10.000 passos por dia como o objectivo para todos os adultos, o correspondente a mais ou menos uma hora de actividade, que pode ser contabilizada cumulativamente.
29 de abril 2007 20h30

Amamentação não evita a obesidade, diz estudo

Uma longa pesquisa sobre obesidade sugere que ser amamentado quando bebê não ajuda um indivíduo a evitar a obesidade mais tarde, uma descoberta que contradiz as diretrizes adotadas nos Estados Unidos e na Europa.
30 de Abril 2007 20h00

Obesidade Mórbida

Campanha Energyvores do Governo Belga para o consumo abusivo de energia.

As imagens dizem tudo. Se os lares belgas se identificam com os aqui apresentados, só eles sabem. Também não me parece assim tão importante para a mensagem.Os verdes lá ajudam a dar uma imagem mais ecológica e para ajudarem a Leo Burnett Brussels a ganhar Prata nos Epica Awards 2




2007-04-29

Cientistas querem criar leite que evita obesidade

Pesquisadores da Universidade de Buckingham, na Grã-Bretanha, pretendem adicionar o hormônio leptina, que controla o apetite, ao leite infantil para evitar que bebês comam demais no futuro.
Bebês que são alimentados com leite infantil, em vez de serem amamentados, crescem mais rápido e estão mais sujeitos à obesidade. O estudo sobre o efeito da leptina, um hormônio produzido no cérebro durante toda a vida, estão sendo realizados no Laboratório Clore da Universidade de Buchingham.
29 de Abril 2007 20h41

Desabafe Connosco

Nunca pesei mais do que 58 Kg e tenho 1,72m. À 4 anos atrás comecei a reduzir o que comia, por achar que ficaria melhor sem uns quilinhos.Como na maioria dos casos, perdi o controlo e acabeia anoréctica, chegando a pesar 44 kg e 900g. Sou professora e admito que quase não podia com as roupas que vestia, nem com as botas que calçava. Foi aí que com a ajuda de um médico encontrei uma clinica onde continuo a ir todas as semanas, apesar de já ter 55kg.Não para nunca, porque até podemos comer mais qualquer coisa, mas os nossos sentimentos não mudam. É viver com esses sentimentos de frustração, agonia, desespero e solidão e não saber o que fazer deles ou com eles.

Menina de seis anos com anorexia

Rejeitava a comida, fazia muito exercício e tinha medo de engordar. Aconteceu no Reino Unido, onde num ano detectaram mais de 200 casos. Em Portugal, há miúdos com seis, sete e oito anos que têm a doença. «Pais, estejam atentos»(2007/03/27 ; 23:22)

25 mil jovens com distúrbios alimentares!!


Cerca de 25 mil jovens portuguesas (três por cento do total), entre os 12 e os 23 anos, apresentam distúrbios alimentares.
De acordo com um estudo de investigadores da Universidade do Minho, citado pelo «Diário de Notícias», as doenças não especificadas, diferentes da anorexia e da bulimia, representam os principais tipos de distúrbios alimentares.


Brasil aprova ’pílula antibarriga’

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa quinta-feira, o medicamento rimonabanto, para tratamento da obesidade e síndrome metabólica. O remédio, cujo nome comercial é Acomplia, já é vendido na Europa. Como age no combate à gordura abdominal, a substância ficou conhecida como "pílula antibarriga" e vinha sendo esperada, com ansiedade, pelos pacientes que lutam contra a balança. O produto deve chegar ao mercado brasileiro no final de julho.

Lésbicas têm mais chance de ser obesas, diz estudo !


Em uma análise feita em 2002 com quase 6.000 mulheres nos EUA, pesquisadores descobriram que as lésbicas tinham 2,47 vezes mais chances de ser obesas .


Mulheres homossexuais têm duas vezes mais chance de ficar acima do peso, ou obesas, do que as heterossexuais, o que as coloca em grande risco de ter problemas de saúde relacionados à obesidade, disseram pesquisadores americanos.


"O resultado destes estudos indica que mulheres lésbicas têm uma melhor imagem do corpo do que mulheres heterossexuais", disseram os pesquisadores.


Relalato de problemas da Obesidade



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7ZfHllZzVHY

Idade da primeira menstruação da mãe afecta risco de obesidade no filho

A idade que a mulher tem a primeira menstruação pode afetar o crescimento, a altura final e o risco de obesidade em seu filho, segundo um novo estudo da University of Cambridge, no Reino Unido. Os pesquisadores estudaram essa relação em mais de seis mil crianças. E, observaram que as crianças com mães que tiveram a menarca mais cedo tinham um crescimento mais rápido durante a infância, caracterizado por rápido ganho de peso e altura maior na infância. Porém esse tipo de crescimento está associado ao amadurecimento precoce, menor estatura quando adulto e maior risco de obesidade na infância e na idade adulta. Os especialistas concluíram que essa relação pode indicar uma influência transgeracional, transmitida de mãe para filho.

Fonte: http://blogboasaude.zip.net/arch2007-04-22_2007-04-28.html#2007_04-26_13_56_30-2141646-0

2007-04-27

Nutricionista diz que transtorno tem causa familiar

Os transtornos alimentares estão surgindo cada vez mais no cotidiano do brasileiro. Em Umuarama, nutricionista garante que a incidência de doenças como a anorexia e bulimia está crescendo e que, a principal causa está no berço da própria desestruturação familiar e da cobrança exagerada pelo padrão ideal de beleza.

Distúrbios alimentares



Mais de 3% por cento das jovens portuguesas afectadas


Um estudo da Universidade do Minho concluiu que mais de 3% das jovens portuguesas entre os 12 e os 23 anos sofre de distúrbios alimentares. A anorexia e a bulimia não são, nestes casos, as doenças mais comuns.


2007-04-26

Medicamento para tratar obesidade mais barato


Um dos dois medicamentos à venda em Portugal para tratar a obesidade vai custar menos 38%, em virtude de um projecto pioneiro que visa combater uma doença que atinge quase metade dos portugueses, informou o laboratório.
O medicamento em questão tem como substância activa a sibutramina e contribui para produzir uma sensação de saciedade.

(...)
Trata-se de uma doença que "muitas vezes é subvalorizada, sendo vista apenas como um problema estético, em detrimento da forte associação que têm as doenças como a diabetes, a hipertensão ou a asma", refere Carlos Oliveira.

(...)

26 de Abril 2007 11h56

Pílula americana promete por fim à obesidade abdominal


A droga foi capaz de afinar em oito centímetros a cintura daqueles que a engeriram


Uma barriga livre de gorduras não é apenas questão de beleza, mas sim, de uma boa saúde
A famosa barriga de Homer Simpson está com os dias contados.
26 de Abril 2007 11h00

2007-04-25

Transtorno Alimentar

"A anoréxica tem uma imagem corporal deturpada, por isso se vê gorda e sempre acha que precisa emagrecer mais", disse a psicóloga Heloísa Helena Garbugliu.

SINTOMAS


NA ANOREXIA:

:-( Medo de engordar;
:-( Restrição da alimentação;
:-(
Perca excessiva de peso;
:-( Prática excessiva de exercício físico;
:-( Os períodos menstruais tornam-se irregulares ou mesmo
inexistentes.

Para saber mais: http://www.fct.unl.pt/fct/gapa/canais/aluno/dificuladades-psicologicas-anorexia-e-bulimia

2007-04-23

Direcção Geral da Saúde

A obesidade é, actualmente, um dos mais sérios problemas de Saúde Pública, na Europa e em todo o mundo, superando outras questões clássicas como a desnutrição, subnutrição e as doenças infecciosas. ...

Para saber mais:http://www.dgs.pt/

EUROPA...

A obesidade crescente ameaça os Europeus com problemas de coração, hipertensão ...

Para saber mais:http://www.european-vegetarian.org/lang/pt/news/press/20060522.php

Exemplos de acções tomadas pelos Estados-Membros

- A rotulagem nutricional de determinados produtos alimentares (com os sistemas de sinalização alimentar adoptados pelo Reino Unido, a Finlândia e a Suécia);

- A presença ou retirada de máquinas de distribuição automática que funcionam com moedas em determinadas escolas (França, Reino Unido);

(...)

Para saber mais: http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/066-2615-031-01-05-911-20070130IPR02601-31-01-2007-2007-false/default_pt.htm

Excesso de peso, obesidade e doenças crónicas preocupam deputados

Na Europa, cerca de 27% dos homens e 38% das mulheres são hoje considerados pessoas obesas ou com excesso de peso. Num relatório aprovado em plenário, intitulado "Promoção de regimes alimentares saudáveis e da actividade física: uma dimensão europeia para a prevenção do excesso de peso, da obesidade e das doenças crónicas", os deputados solicitam que o combate à obesidade seja "uma prioridade política da UE". (Saúde pública - 01-02-2007 - 02:02)

Investigação

Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Universidade do Minho ... comportamentos alimentares dos utentes da consulta do serviço de Endocrinologia, ...

2007-04-20

Chocolate faz bem só em pequena quantidade


(...)

A nutricionista lembra que evitar consumo em excesso de gordura e açúcar, principalmente na infância, evita males como a obesidade infantil e as cáries. ''O chocolate tem benefícios, mas ao mesmo tempo é preciso controlar o consumo'', avalia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não estabelece uma quantidade máxima permitida de chocolate a ser ingerida por dia, mas alguns especialistas trabalham com a quantia de 50 gramas. Essa quantidade de chocolate é recomendada por nutricionistas como o máximo tolerado por dia para que se possa usufruir dos efeitos benéficos do alimento, sem recair na obesidade.

20 de Abril 2007 16h50

Beneficio das Fibras


As fibras são encontradas em diversos alimentos e auxiliam o processo de digestão. Também já está comprovado que a correta ingestão previne doenças como as cardiovasculares e o câncer, além de beneficiar o tratamento de diabetes, obesidade, constipação intestinal, hemorróidas, entre outras.

20 de Abril 2007 17h00

Puberdade Precoce


As causas deste comprometimento não são conhecidas, mas existem muitos indícios de que são vários os fatores que contribuem para sua ocorrência. A falta de atividade física, a obesidade, o excesso de estimulação visual de caráter sexual através de revistas e TV, a erotização da moda infantil, o incentivo descomunal da busca do corpo perfeito, além de problemas de tiróide, fígado, pâncreas dentre outros, são fatores que atuam para o surgimento desta problemática.

20 de Abril 2007 16h24

2007-04-19

OBESIDADE DOENÇA CRÓNICA


A obesidade é uma doença crónica que tem sido tratada até então com prazo determinado por curto periodo de tempo. O resultado disso é claro: a maioria dos pacientes recupera o peso em um prazo de até cinco anos.O fracasso do tratamento com técnica de curto prazo e dietas costuma levar o obeso a ter sentimentos de cepticismo e frustração em relação à perda de peso.A obesidade precisa de tratamento de longo prazo e metas realistas.

Obesidade


Um bebê desnutrido tem muitas chances de se transformar em uma criança ou adolescente obeso, por ser super alimentado para compensar as dificuldades iniciais ou porque seu organismo desenvolve um mecanismo de assimilar mais as calorias.

Fonte: http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/paula/obesidade.htm

Café e Obesidade


O café sem açucar é uma bebida sem calorias e não causa obesidade como refrigerantes, podendo mesmo ajudar a combater este problema mundial

O que é a alimentação hipermoderna?

A alimentação do nosso tempo é perfeitamente análoga à caracterização que se pode fazer de uma sociedade de consumo onde predomina a hiperescolha: é individualizada, baseada na diferenciação social, ponderada e electiva.
19 de Abril 2007 21h00

Magreza ou obesidade em excesso podem levar à infertilidade


Obesas ou magras com dificuldade de engravidar por mais de um ano devem consultar um ginecologista
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12% da incidência da infertilidade nas mulheres devem-se ao excesso (obesidade) ou à falta de peso.
19 de Abril 2007 20h53

Anorexia

Gays têm mais propensão à anorexia do que heteros

19 de Abril 2007 14h33

Para saber mais: http://www.gay1.com.br/cgi-bin/news/viewnews.cgi?id=20070413174619435973&tmpl=news

Ilhas do Pacífico são «paraíso» para gordos

Nauru é o país com mais gordos no mundo, seguido pelo Kuwait. EUA ocupam nono lugar
19 de Abril 2007 14h17

Para saber mais consulte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=777114&div_id=291

Crianças obesas podem ter bulimia quando adultas

Estudos realizados pelo King's College, de Londres, apontam que uma alimentação desregrada na infância pode ser o principal factor que leva a bulimia na fase adulta. Doença que faz com que as pessoas vomitem o que comeram por medo de engordar.

Publicado no Meio Ponto - Jornal Universitário
por Vanessa Farias Soares


2007-04-18

O Programa SOS Obesidade está no ar

A partir do dia 31 de Março a Sic Mulher começou a emitir semanalmente o programa SOS Obesidade.
O programa pretende abordar a problemática da Obesidade e Obesidade Infantil numa perspectiva positiva incentivando, estilos de vida saudáveis de uma forma muito prática e dirigida.

Fonte: http://www.dgs.pt/

DE OLHO NELES

Dicas que ajudam a identificar transtornos alimentares em crianças e adolescentes:

  • Sempre se acham gordos ou acima do peso.
  • Passam muito tempo trancados no banheiro, principalmente após as refeições.
  • Gastam horas em frente do espelho, com dificuldade de escolher a roupa para usar.
  • Você percebe o sumiço de alimentos na geladeira e ninguém admite ter comido.
  • Alguns se dedicam exaustivamente a exercícios físicos.
  • Emagrecem, apesar de estarem comendo normalmente.
  • Têm vergonha de praticar esportes e de mostrar o corpo.
  • Comem compulsivamente.
  • Usam a comida como válvula de escape e como consolo.
  • Estão sempre fazendo ou tentando fazer dietas muito restritivas. Como dificilmente conseguem manter, acabam desistindo.

Fonte:http://revistacrescer.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,872567-2215-1,00.html

Humor ou lágrimas


Há quem reaja às gozações com bom humor, como Marcelo*,


9 anos, 55 quilos (14 acima do ideal), que inventou para si um personagem. Quando a professora sai da sala, o menino sobe na cadeira, segura com as duas mãos a barriga e grita: 'Capitão Pança'. Gargalhada geral. A atitude criativa deu até um empurrãozinho na popularidade do menino. Mas não resolveu o problema. 'Ele brinca e costuma dizer que não se incomoda com o peso, mas no fundo sei que não é bem assim', diz a mãe, Cláudia*.

Cuidado com as dobrinhas


Vida de criança gordinha não é fácil. Começa com os apelidos: rolha de poço, baleia, elefante, banhudo ou fofão. Passa pelo constrangimento de ser o último escolhido na hora de formar o time do futebol. Na adolescência, arranjar namorado vira uma batalha. E depois?


Inglaterra...


Já aqui tinha dado conta de algumas medidas tomadas pelo governo inglês no sentido da prevenção da obesidade infantil, nomeadamente, aulas de culinária nas escolas da Inglaterra, como parte de uma iniciativa do governo para que os jovens adoptem uma alimentação mais saudável, combatendo a obesidade infantil. A assessoria do governo anunciou que vai tornar compulsiva a inclusão de frutas frescas, legumes e verduras, e peixes oleosos no cardápio da merenda escolar, numa tentativa de desencorajar o consumo da chamada junk food (9/9/2006).

2007-04-16

Anorexia

Logo ao levantar
O corpo começa a fraquejar
De uma noite mal dormida
O estômago já só aguenta a cafeína
Pêlos arrepiados evidenciam o frio sempre presente
Tento abrir a boca petrificada
Mas este corpo quase sem vida já só respira
Os livros e o computador são a minha única companhia
Não tenho mais forças para lutar
Pois já não consigo dominar
Este corpo transformado em cadáver
Perdi os amigos e a felicidade
Agora só me acompanha a dificuldade
Em acreditar que ainda estou viva
Que m**** é esta que me persegue?

16 de Abril 2007 12h30

Fonte: http://adoro-ler.blogspot.com/2005_02_01_adoro-ler_archive.html


É gordo e não sabe porquê?


Cientistas descobriram que variação genética aumenta risco de ser obeso

Variação de gene específico acresce fortemente os riscos de ser obeso, segundo um estudo conduzido na Grã-Bretanha e na Finlândia que abrangeu 40 mil pessoas, e cujos resultados foram publicados quinta-feira nos Estados Unidos.
As pessoas que possuem duas cópias do gene FTO correm 70 por cento mais riscos de sofrer de obesidade do que aquelas que não possuem nenhuma, descobriram os autores destes trabalhos financiados pela Wellcome Trust, a maior organização de pesquisa médica britânica.
(...)
«Existe claramente uma componente genética na obesidade», conclui.
16 de Abril 2007 12h00

Tribunal ordena que anoréctica seja alimentada


Espanha: enfermeira galega com 50 anos pesa apenas 34 quilos

Um magistrado judicial espanhol ordenou que seja alimentada à força uma enfermeira galega anoréctica que, com 50 anos, pesa apenas 34 quilos.
O juiz tomou esta decisão, refere a Lusa, após a mulher, que já tentara suicidar-se por várias vezes, recusar permanentemente ingerir todo e qualquer tipo de alimentos.
16 de Abril 2007 11h36

«Já estive oito dias sem comer»

Vêem morrer amigas e figuras públicas devido à anorexia e bulimia. Sabem que os comportamentos que têm lhes podem custar a vida, mas a doença é mais forte. Saiba o que sofre quem vive obcecado por emagrecer

«Quero morrer.... não sei porquê, mas quero. Preciso voltar aos meus 40 quilos, PRECISO!!!! Não aguento mais suportar esses 50 quilos. Porque é que tem de ser assim?»

«Sinto os meus batimentos cardíacos fracos e a capacidade dos meus pulmões meio reduzida. Não é agradável, mas é necessário, embora eu saiba que posso morrer antes, quero chegar aos 35 quilos».

«Já fiquei oito dias sem comer nada. Foram várias vezes. Depois, o corpo não vai aguentar uma quantidade estúpida de comida».

«As vezes, fico a pensar: «o que é que estou a fazer comigo? Mas não consigo deixar de ser assim, não posso. Doce ilusão!»

Estes são apenas alguns dos muitos testemunhos que podem ser encontrados nos sites pró-anorexia e bulima.
16 de Abril de 2007 11h30
Para saber mais consulte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=757742

2007-04-15

Canto dos Malditos na terra do Nunca - Tudo sem nada ter

Para toda fome
tudo que some , por que tem que ser
Tudo tem nome
São tantos nomes , sem nada ter

Sou todo ao tempo
e todo tempo tento me satisfazer
Para os que acham ,que a vida é falta do que fazer

[...]

O que será da vida dos que não tem nada a perder

Não se acha mais a solução
tudo as vezes so é falta de opção
quando se tem ou não tem razão

Fonte:http://boneca-anorexica.blogspot.com/

ESTATÍSTICAS MUNDIAIS

De acordo com as estatísticas mundiais, 1% das mulheres tem anorexia e 4% sofrem de bulimia. Os números pulam para 10% a 15% nas mulheres com síndrome parcial, isto é, que não têm todos os sintomas: podem só vomitar, ou usar laxante, ficar dias sem comer.

CAMPANHA MUNDIAL CONTRA A ANOREXIA

A decisão de barrar modelos magérrimas nas passarelas da Semana de Moda de Madri, imposta pelo governo espanhol, o patrocinador do evento, na semana passada, está mexendo com o mundo da moda. Israel já aderiu à campanha global para combater a anorexia nas passarelas, assim como a Índia. Milão e Londres pensam em fazer o mesmo. A medida veta meninas com índice de massa corporal abaixo de 18 (o IMC relaciona peso e altura das pessoas), o que caracteriza pessoas não-saudáveis. A polêmica chama atenção para o tema: os casos de anorexia e bulimia vêm aumentando, e uma das causas das doenças é a pressão cultural por corpos esqueléticos e medidas zero (24/09/2006 15:00).


Anorexia e bulimia atingem 1% da população mundial

A anorexia nervosa e a bulimia atingem um número cada vez maior de jovens e podem até levar à morte.
Para saber mais, leia em:

2007-04-13

Meu filho é obeso?


Responda honestamente às questões a seguir

• Seu filho não tem nem 7 anos e apresenta um apetite exagerado? • Ele já possui um prazer fora do comum em comer?
• Está acima do peso da média?
• Come muito rápido e não mastiga os alimentos direito?
• Apesar de você caprichar no primeiro prato, ele pede sempre para repetir?
• Ele costuma comer escondido? ~
• Toma entre dois e três copos de suco ou refrigerante a cada refeição?
• Uma hora e meia depois de comer, seu filho já está com fome novamente?

Se você respondeu “sim” à maioria das perguntas acima, seu filho pode estar – ou corre o risco de ficar – obeso. Esqueça a velha e errônea idéia de que criança gordinha é sinônimo de criança saudável e deixe de lado as técnicas infalíveis para empanturrar seu filho, pois o que ele precisa agora é de uma alimentação equilibrada e saudável. 13 de Abril 2007

Procura–se o corpo perfeito; paga-se qualquer preço

A busca pela beleza sempre foi um objectivo da humanidade. Desde a Grécia antiga, a sociedade, através da religião, estabeleceu um padrão de beleza, do que era aceitável. Hoje é a mídia que prega e dita esse valor. A busca pela boa forma é incessante. 7 de Abril 2007

Para saber mais: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.cfm?id_noticia=927

Anorexia, a doença mental mais mortífera...

Jennifer Lopez
...aponta-se ao culto do corpo perfeito (leia-se, magríssimo) a origem desta nova doença que nos choca por ser injusta de um modo tão flagrante: é precisamente no auge da sua beleza que as adolescentes decidem que são feias e tomam a decisão de castigarem, auto-mutilando-se. Não querendo promover esse culto, decidi trazer a imagem acima, prova de que um corpo belo não tem de ser e não deve ser magro.

Fonte:
http://codigo430.blogs.sapo.pt/23589.html

2007-04-08

Obesidade e cigarro matam mais rápido que bomba atômica


Respirar o ar poluído de grandes cidades como São Paulo e Londres pode ser mais perigoso para a saúde do que ser exposto a altos níveis de radiação, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira na revista científica BMC Public Health.O estudo concluiu que os sobreviventes do acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, e das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, em 1945, sofrem conseqüências
parecidas ou até menores do que quem vive em áreas poluídas, fuma ou é obeso.



Leite materno diminui risco de obesidade infantil, diz pesquisa


Um estudo feito por pediatras do hospital universitário da Universidade de São Paulo (USP) mostra que 80% das crianças obesas deixaram de ser amamentadas com leite materno antes dos seis meses de vida.





Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL19171-5598,00.html

2007-04-07

Brasileiros estão mais pesados

Segundo a última pesquisa do IBGE, 40% dos brasileiros adultos estão acima do peso e mais que 10% da população é obesa. A cidade com maior índice de excesso de peso é o Rio de Janeiro. A capital do churrasco, Porto Alegre, ficou logo atrás com 47% de pessoas acima do ideal.

2007-04-06

Centro de Cirurgia de Obesidade Mórbida

Estudos dizem que um terço da população mundial desenvolve esta doença, que é considerada um problema mundial. São vários os factores que contribuem para o desenvolvimento da doença, ligados a componentes genéticos, metabólicos, comportamentais, psicológicos e sociais.
Para saber mais, leia em:http://www.obesidademaringa.com.br/

2007-04-05

Herdeira da Versace luta contra anorexia, diz mãe

ROMA (Reuters) - Allegra Beck Versace, de 20 anos, herdeira da marca que leva o seu nome, está sofrendo de anorexia, disse sua mãe nesta quarta-feira, em um comunicado destinado a conter rumores sobre a morte da filha.(Quarta-feira 28 de Março, 2007 10:50)

Para saber mais, leia em:http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=entertainmentNews&storyID=2007-03-28T135050Z_01_B247734_RTRIDST_0_CULTURA-MODA-VERSACE-ANOREXIA-POL.XML

2007-04-04

Anorexia found in rural Africa

African children could be affected by anorexia


The theory that media images of thin models encourages anorexia among young girls may not be correct, suggest doctors.
A study carried out in rural Africa found that the eating disorder may exist there and may not be a solely 'western' phenomenon.

Para saber mais, leia em:

São os neurónios que controlam o apetite

Descoberta poderá abrir caminho ao desenvolvimento de novos tratamentos contra a obesidade

Para saber mais:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=681515 2 de Março 10h50

Mulheres, dormir pouco engorda

Dormir menos de cinco horas por noite aumenta riscos de ganhar peso

Para saber mais:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=686799 2 de Março 10h30

Anemia, Obesidade...

Você já deve ter ouvido dizer que o Brasil é o país dos contrastes, das diferenças. E isso também se reflete na alimentação das crianças e jovens. Quantos pequenos comem de forma inadequada por aqui! Por um lado, brasileiros muito pobrezinhos ainda morrem de fome. Outros têm de conviver com a anemia (fraqueza). Outros sofrem de anorexia ou bulimia. E também aumenta, a cada dia, o número de obesos (pessoas com excesso de peso), que chegam aos hospitais com problemas de coração, diabetes, pressão alta...

BULIMIA E ANOREXIA: Uma normalidade aparente

O número de casos de anorexia e bulimia nervosas em Portugal é idêntico aos dos restantes países europeus.
Para saber mais, leia em:

O QUE LEVA OS RAPAZES À ANOREXIA

Querem emagrecer para ganhar músculo, mas arriscam a vida ao recusarem comer. A anorexia, distúrbio alimentar cuja perda excessiva de peso acompanha mudanças de comportamento, é uma doença rara que, embora mais visível nas raparigas, também afecta rapazes.

Com 16 anos, Francisco (nome fictício) perdeu mais de 40 quilos em poucos meses. Aluno brilhante, empenhava-se em obter as médias desejáveis para entrar no curso de Medicina.
A ansiedade de querer alcançar as metas ambicionadas e o medo de ficar gordo à custa de uns «pneuzinhos» levaram-no a tornar-se mais agressivo, a isolar-se dos amigos e da família mas também a reduzir a comida no prato, que esfarelava e espalhava para dar a impressão de que era muita.

Cada vez mais magro - parecia um «velhinho» - ao ponto de as professoras já nem o reconhecerem na escola, Francisco perde-se nos receios de ficar «pançudo» e insiste em fazer grandes caminhadas e flexões debaixo da cama.

Para saber mais:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=755256

Testemunhos de pessoas que foram influenciadas pela "anna"

«Li num blog a notícia da morte de uma das meninas que participavam de lá. Uma que morreu pela anna... Fiquei a pensar umas coisas sobre mim, a minha mãe, a minha família, os meus amigos, os meus amores... veio tudo de uma vez só à cabeça e quase pirei...

Eu sei que estou quase no mesmo caminho... essas tonturas, dores de cabeça, o corpo que rejeita a comida por natureza sem forçar o vómito... a pressão baixa, a gastrite... até essa gripe de duas semanas eu sei que é por causa da anna, mas eu não consigo parar porque quero ser magra, não quero ser como essas porquinhas da vida que se acham lindas... Eu tenho direito de ser feliz!

Fico triste por saber que a anna mata, maldita!!!!!!! Estou revoltada porque quero sair desta situação, mas a anna mostra a minha vida como uma ponte... ela diz: atravesse a ponte até a cura, mas olha quem está lá à espera... O monstro «Engordar»... E fica essa palavra a martelar minha cabeça o dia inteiro... por isso é difícil sair desta vida. Enquanto eu tiver forças, vou até meu limite».


Menina de seis anos com anorexia


Rejeitava a comida, fazia muito exercício e tinha medo de engordar. Aconteceu no Reino Unido, onde num ano detectaram mais de 200 casos. Em Portugal, há miúdos com seis, sete e oito anos que têm a doença. «Pais, estejam atentos»


UM FILME QUE FAZ PENSAR....

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3kvjBbucLhY

COMPORTAMENTOS ASSOCIADOS À ANOREXIA NERVOSA

  • Restrição dietética.
  • Acumular, dissimular, debicar, desfazer e deitar fora comida.
  • Comportamentos compulsivos ou ritualistas tais como cortar a comida em pedaços pequenos ou arrumar os alimentos no prato.
  • Comportamentos associados à ansiedade ao lidar com certos géneros alimentares (medir, pesar). Preocupação com comida, ler receitas, preparar refeições apenas para outros.
  • Usar roupa larga ou em várias camadas para esconder a perda de peso.
  • Actividade compulsiva e exercício físico.
  • Isolamento social, secretismo.

Para mais informação: http://www.sheenasplace.org/uploads/factsheets/fact_anorexia_PORT.pdf

Uma História de quem passou pela.....ANOREXIA

A Teresa tinha 15 anos quando entrou em coma. Era tão nova e tão bonita, mas julgava-se feia, descomposta, desengonçada e extremamente gorda. Se a situação não tivesse sido tão grave e problemática seria irónico para aqueles que conhecem a Teresa. Como é que uma rapariga de quinze anos, com um sorriso sedutor, alta e tão elegante poderá achar que não pertence aos padrões actuais da moda?! É tão ridículo como alguém pode quase perder a vida por uma estupidez dessas. E, chega-se a uma determinada altura, que o problema deixa de ser só dela para ser de todos aqueles que a amam.Os pais, sempre falaram tanto com ela...
Para saber mais:

Modelo morta por anorexia se achava gorda com 46 kg



A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu anteontem, aos 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa, já havia declarado sete meses atrás que tinha perdido o controle e que havia parado de comer. "Às vezes ainda me acho gorda. Eu tenho uma imagem distorcida de mim", afirmou ela.

Para mais informação:

Anorexia em Homens


De acordo com orelatório da Associação de Desordens Alimentares , cerca de 10% das pessoas diagnosticadas com anorexia ou bulimia são do sexo masculino. O relatório também indica que aproximadamente 20% dos homens que têm desordens alimentares são homossexuais.Os especialistas acreditam que esses números podem ser maiores, porque os homens são ainda mais resistentes do que as mulheres em revelar que têm problemas de ordem alimentar.Ainda segundo os especialistas, em grupos em que a preocupação com a imagem corporal é mais forte, esses distúrbios são ainda mais frequentes.


BULIMIA

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=KcyB7MjWqT0

2007-04-03

Portugal está gordo

Saiba onde estão os portugueses gordos, os magros e os saudáveis

Consulte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=693606 1 de Março 12h57

Excesso de peso diminui capacidade de memória

Uma equipa de investigadores descobriu uma relação entre a obesidade e a perda de capacidade de memória ao comparar desempenhos intelectuais de pessoas com peso excessivo e normal.


Para saber mais: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=731270 2 de Março 10h23

2007-04-02

Será que a brincar também se chama a atenção para este grave problema?

Fonte: http://anorexiaddinis.blogspot.com/

Anorexia in the Media



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=e9ri3C_ut-8

Enfrenta a Realidade!


"A vida tem a cor que você pinta." (Mário Bonatti)
"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)
Questiona-te e vê se a Anorexia ou Obesidade tem que passar pela sua bela vida?

Obesidade Afecta Transplantes

Os indivíduos obesos sujeitos a transplantes de rins têm maior probabilidade de sofrer uma falha do órgão transplantado ou até mesmo de morrer durante o primeiro ano após a operação.

Para saber mais, leia em: http://jn.sapo.pt/2006/11/14/sociedade_e_vida/obesidade_afecta_transplantes.html

Leite gordo proibido nas escolas



Medida governamental britânica destinada a reduzir a obesidade

Para saber mais: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=687401 10h30

Profissionais de saúde sem formação


Na área da nutrição 80 por centro dos profissionais dos centros de saúde nunca foi ensinado

Para saber mais: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=690468 10h20
Comer depressa, em pé ou a fazer outra actividade, como ver televisão, aumenta a probabilidade de engordar

Para saber mais:http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=740347 10h17

2007-04-01

Herdeira da Versace luta contra anorexia

Allegra Beck Versace, de 20 anos, herdeira da marca que leva o seu nome, está sofrendo de anorexia, disse sua mãe nesta quarta-feira, em um comunicado destinado a conter rumores sobre a morte da filha.

Fonte: http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=entertainmentNews&storyID=2007-03-28T135050Z_01_B247734_RTRIDST_0_CULTURA-MODA-VERSACE-ANOREXIA-POL.XML

Menina de seis anos com anorexia



Rejeitava a comida, fazia muito exercício e tinha medo de engordar. Aconteceu no Reino Unido, onde num ano detectaram mais de 200 casos. Em Portugal, há miúdos com seis, sete e oito anos que têm a doença. «Pais, estejam atentos»!


Jantar é necessário para quem quer perder peso!

Para saber mais leia em: http://www.jmonline.com.br/?canais,3,07,448

Centros de Saúde Faltam nutricionistas

É preciso dar mais formação aos profissionais de saúde na área da alimentação. Na região Centro, a maioria sente “carências na formação na área alimentar”.