2007-03-21

Anorexia também afecta rapazes

Querem emagrecer para ganhar músculo, mas arriscam a vida ao recusarem comer. A anorexia, distúrbio alimentar cuja perda excessiva de peso acompanha mudanças de comportamento, é uma doença rara que, embora mais visível nas raparigas, também afecta rapazes.
Com 16 anos, Francisco (nome fictício) perdeu mais de 40 quilos em poucos meses. Aluno brilhante, empenhava-se em obter as médias desejáveis para entrar n o curso de Medicina.
A ansiedade de querer alcançar as metas ambicionadas e o medo de ficar gordo à custa de uns "pneuzinhos" levaram-no a tornar-se mais agressivo, a isolar-se dos amigos e da família mas também a reduzir a comida no prato, que esfarelava e espalhava para dar a impressão de que era muita.
Cada vez mais magro, parecia um "velhinho" - ao ponto de as professoras já nem o reconhecerem na escola, Francisco perde-se nos receios de ficar "pançudo" e insiste em fazer grandes caminhadas e flexões debaixo da cama.
Começa a ter dificuldade em andar, calçar os ténis, abrir uma cómoda, apertar o fecho das calças.
Com 1,80 metros de altura e 39 quilos de peso, Francisco corre risco de vida. É internado, por sua iniciativa, num hospital do Porto, depois de efectuar u m teste de matemática.
Sobrevive, recupera peso, já não quer morrer, como ameaçava tantas vezes a mãe, e arranja namorada, ainda que por pouco tempo.
Mas hoje, passados quatro anos, o pesadelo ainda persiste. O jovem, estuda Medicina Veterinária, vomita propositadamente tudo o que come e tem pouco peso. Além de anoréctico, agora também é bulímico, uma consequência natural quando há desregulação do apetite.

Para saber mais: http://www.RTP - Rádio e Televisão de Portugal.htm
20 de Março 20h01

Sem comentários: