2007-03-23

Estudo avalia se vírus deixa obeso


Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.
Pesquisas nos Estados Unidos investigam se microrganismos podem levar a um ganho exagerado de peso.
Também gera polémica a "dieta genética", que define a alimentação de acordo com exames que mapeiam a actividade do organismo.
Descobertas sobre causas e tratamentos para a obesidade geram polémica e ameaçam os conceitos actuais. Um grupo de pesquisadores nos EUA descobriu que o adenovírus, causador da gripe, também pode gerar obesidade. Segundo eles, 30% dos obesos apresentam o vírus; entre os magros, 5%. Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.
Outra equipe de cientistas, também norte-americanos, pesquisa a relação entre os micróbios da flora intestinal e a doença. Esses micróbios, em algumas pessoas, facilitam a absorção de calorias.
Já o tratamento caminha para a era da "dieta genética": a partir de testes será possível descobrir quais as falhas nos genes que fazem uma pessoa engordar, permitindo a elaboração de um tratamento individualizado. Remédios e alimentação passam a ser voltados especificamente para tentar "enganar" essas falhas e fazer o organismo trabalhar melhor.
Walter Valdevino

Sem comentários: