2007-03-22

MITOS QUE DÃO MÁ BOCA

Existem muitas noções erradas sobre as propriedades dietéticas de certos alimentos. Eis as mais comuns.

Os alimentos integrais emagrecem. A diferença entre um alimento refinado e o seu homólogo integral é que o segundo contém uma maior proporção de fibra alimentar, o que se torna benéfico para a saúde. No entanto, os produtos integrais, por si, não emagrecem, pois a diferença entre o seu teor de calorias relativamente aos alimentos refinados é tão poucos relevante que não proporciona uma perda de peso significativo.

A água engorda. Por não conter nenhum nutriente, a água não tem calorias.

O consumo de fruta fora das refeições não engorda. Embora se deva ingerir fruta diariamente, qualquer que seja a altura, o certo é que cada 100gramas representam cerca de 50calorias. Não está provado que comer fruta ás refeições contribua para acumular gordura. Pretender que a fruta pode perder as suas calorias quando é consumida isoladamente é cientificamente insustentável.

O marisco é mau para o colesterol. Além de ser uma fonte valiosa de proteínas e minerais, o marisco pode contribuir para baixar o colesterol marinho que contém compete com o colesterol de outros alimentos durante a absorção intestinal, o que reduz ainda mais a respectiva ingestão.

As batatas engordam. Normalmente este tubérculo é o primeiro alimento a ser expulso das dietas para emagrecer. Na realidade, 100 gramas de batata cozida têm o mesmo conteúdo energético do que um iogurte, um ovo cozido, uma maçã de 200gramas ou 100 gramas de linguado.

Fonte: E.M.C., “Mitos que dão má boca…” In Super Interessante, número 89, página 34.

Sem comentários: