2007-03-19

Obesidade deve ser tratada como doença, diz especialista...


Até 8 por cento dos gastos com saúde em alguns países desenvolvidos são atribuíveis à obesidade e problemas correlatos. Essa é uma das principais causas evitáveis de mortes no mundo. Por isso, perder peso não é só uma questão de beleza.
"A obesidade não é um problema estético. É um problema muito complexo, directamente ligado a diabetes, arteriosclerose e outros importantes problemas de saúde e causas de mortes", disse à Reuters o professor Constantine Tsigos, presidente do 14o. Congresso Europeu da Obesidade, antes do início do encontro.
O evento de quatro dias reunirá 2.000 especialistas de 80 países. As principais discussões devem girar em torno de consequências da obesidade, como doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer.

Tsigos salientou que a prevenção deve ser voltada para os mais jovens, pois o excesso de peso em crianças tem relação com os chamados marcadores precoces da síndrome metabólica -- um conjunto de riscos à saúde que aumenta as chances de problemas cardíacos, derrames e diabetes.
"Devemos mirar na infância e na adolescência para prevenção e tratamento da forma mais precoce e agressiva que pudermos", disse ele.
Embora haja uma preocupação cada vez maior com o problema, Tsigos diz que muitos médicos ainda consideram a obesidade em primeiro lugar um problema estético. Fonte: Reuters"


Sem comentários: