2007-03-26

Obesidade e disfunção erétil


A má notícia: fumo e obesidade podem aumentar o risco de disfunção eréctil. A boa: exercícios físicos mostraram ter um impacto significativo na diminuição do mesmo risco. As conclusões são de um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard, nos Estados Unidos.
É a primeira pesquisa de larga escala feita no país que examinou relações entre disfunção eréctil e obesidade, cigarro, álcool e vida sedentária. Os resultados foram publicados na edição de Julho do The Journal of Urology.
Os autores, liderados por Constance Bacon e Eric Rimm, analisaram 22.086 homens de 40 a 75 anos que, antes de 1986, foram descritos com quadros de funções erécteis boas ou muito boas e sem casos de doenças graves.
Entre os participantes, 17,7% acusaram quadro de disfunção eréctil entre 1986 e 2000. Os cientistas ajustaram os resultados para levar em conta aqueles que foram diagnosticados com câncer de próstata no período, uma vez que tratamentos da doença, como radiação ou cirurgia, podem causar o problema.
Os resultados apontaram que tanto o fumo como a obesidade estiveram associados ao maior risco de desenvolvimento da disfunção erétil entre homens anteriormente saudáveis. Também foi verificado na actividade física regular uma forte relação inversa com o problema.

Para saber mais:
http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idContent=1046&idContentSection=197 15h59

Sem comentários: