2007-03-21

Um imposto só para alimentos calóricos!!


O número de pessoas obesas no mundo já ultrapassou o número de pessoas que sofrem de subnutrição. Os valores foram revelados por um estudo da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, realizado pelo investigador Barry Popkin.
A notícia avançada pela site da BBC revela que o número de pessoas acima do peso passa de um bilião, enquanto os subnutridos são cerca de 800 milhões.
E para combater o problema, Barry Popkin sugere a criação de um imposto sobre calorias. Ou seja, quanto mais calorias tiver a comida, mais cara fica. Uma medida que serviria para estimular hábitos alimentares saudáveis.
Este especialista diz que tanto os países ricos como os pobres falharam no combate à obesidade. Em seguida acrescenta que os hábitos alimentares mudaram e a falta de exercício físico ajuda a aumentar o problema.
«A obesidade tornou-se regra global e a subnutrição deixou de ser uma doença de pobres», afirmou o cientista americano. E exemplifica com a China. «Houve uma grande mudança nos hábitos alimentares, as pessoas já não têm uma dieta baseada em cereais e preferem produtos animais e óleos vegetais», explica e acrescenta que «como também houve uma quebra da actividade física dos chineses, estes engordaram».
O especialista afirma ainda que o problema já é evidente nos países em desenvolvimento.







Sem comentários: