2007-03-19

VER DEMAIS TELEVISÃO AUMENTA O RISCO DE OBESIDADE, MIOPIA, AUTISMO...

Problemas como a qualidade das refeições que se servem nas escolas têm suscitado granddebate na sociedade britânica. Mas aquele que pode vir a ser "o maior escândalo" de todos, segundo o autor de um relatório divulgado ontem, ainda não foi atacado: os elevados níveis de consumo de televisão por parte das crianças. O estudo sustenta que passar demasiado tempo à frente do ecrã aumenta os riscos de miopia, obesidade, diabetes, puberdade precoce e autismo.
Aric Sigman, psicólogo, analisou 35 trabalhos científicos e concluiu que os efeitos nefastos do excesso de televisão podem ser bem maiores do que o que se pensava. Identificou 15 no total e concluiu que o número de horas que os mais novos gastam a ver os seus programas favoritos deve ser dramaticamente reduzido.
Num relatório divulgado na publicação científica Biologist, Sigman propõe mesmo que as crianças com menos de três anos sejam simplesmente impedidas de ver televisão - isto quando o britânico médio de seis anos de idade já passou o equivalente a um ano inteiro da sua vida à frente da "caixa que mudou o mundo". Se os pais continuarem a deixar que os seus filhos vejam demasiada TV, estão, na opinião de Sigman, citado pelo jornal The Independent, a abdicar das suas responsabilidades enquanto pais.
O especialista - que, segundo a AFP, também encontrou uma relação entre o desenvolvimento de cancro e o consumo excessivo de TV - não entende a razão pela qual muitos académicos alertam para que não se exagere no que diz respeito a estas descobertas. "Podemos vir a ser responsabilizados pelo maior escândalo do nosso tempo relacionado com a saúde".
E alerta: com tamanha lista de efeitos negativos, são também os cofres do Estado e do serviço nacional de saúde que sofrem.

Fonte: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1286203
Fonte da imagem: http://www.pipocaecompanhia.blogs.sapo.pt

Sem comentários: