A obesidade é um problema que tem vindo a agravar-se nas sociedades actuais. Existe um aumento preocupante desta doença na população, de tal ordem que, podemos, de facto, classificá-la pela grande doença do século XXI.
Infelizmente, a obesidade esconde múltiplas patologias com ela associadas, como é o caso das doenças cardiovasculares, articulares, hipertensão arterial e diabetes.
Actualmente, existe uma série de soluções para resolver a obesidade, basta pensarmos numa cirurgia de lipo-aspiração ou na colocação de uma banda gástrica, por exemplo. O problema pode ficar resolvido mas, tal como o tratamento de qualquer outra doença, importa saber as verdadeiras causas que levaram o organismo a ficar obeso. Efectivamente, é de extrema relevância conhecermos as causas de cada pessoa para aplicar o método apropriado. No entanto, raramente se procura determinar as verdadeiras causas de obesidade.
Hoje em dia, sabe-se que a obesidade não é apenas consequência de uma vida sedentária ou do consumo de calorias em excesso. Existe um conjunto de factores que podem determinar a obesidade, tais como genéticos, metabólicos, psicológicos e culturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário