2007-03-30

Os mais gordos da Europa


Especialistas de mais de 50 países vão estar reunidos em Istambul, na Turquia, para discutir formas de combate à obesidade até o final da próxima década

Estamos a criar os miudos mais gordos da Europa...

Rotular produtos alimentares podia, "seguramente, ajudar a criar uma atitude responsável" no consumo.

Fonte: http://www.adexo.pt/pdf/destak.pdf?PHPSESSID=9ce3fc4ee6f8a9c0dcbf80e1d790a143, às 8:23

2007-03-28

Gravidez/ Obesidade


Consumo de doces e gorduras durante gravidez aumenta risco de obesidade na criança.

Um estudo realizado no Royal Veterinary College de Londres e publicado no “The Journal of Physiology” indica que as mães que têm uma dieta pouco saudável durante a gestação e a amamentação dos seus bebés poderão estar a fazer aumentar o risco de estas crianças virem a ser obesas.


28 de Março 2007 21h19

Ortorexia: Preocupação exagerada...



A preocupação exagerada com a selecção e preparação dos alimentos pode ser um dos principais sintomas de um transtorno obsessivo-compulsivo.
Este tipo de comportamento está, muitas das vezes, associado a patologias como a hipocondria, em que há uma preocupação excessiva com o estado de saúde, ou a anorexia nervosa, onde se evidência um controlo exagerado da alimentação, devido ao medo de engordar.

2007-03-27

Bebés de mães fumadoras podem sofrer de obesidade

Tabagismo durante a gravidez está na origem de um conjunto alargado de problemas de saúde em muitas crianças.

Para saber mais, leia em: http://www.adexo.pt/imagens/bebes.jpg?PHPSESSID=9124fadf3bb060d28016560951a9fca6

Obesidade / Emagrecimento

Hoje em dia costuma optar-se pela lipo-aspiração, lipo-escultura, aneis no estômago, corte do estômago e muitas outras soluções que aparentemente vão resolver o problema.
O problema pode ficar resolvido mas as causas, essas continuam em discussão e sem um consenso generalizado.

2007-03-26

Mickey Contra a Obesidade Infantil


O Globo, informa que a Walt Disney Corporate é a próxima empresa à entrar na luta contra a obesidade infantil, limitando calorias, gordura e açúcar dos alimentos que usam a imagem de Mickey e companhia. O jornal destaca ainda que recentemente a empresa decidiu não renovar o contrato com a rede de lanchonetes McDonald’s para os brindes do McLanche Feliz.
A Nutriali Consultoria afirma que independente dos interesses por trás dessa ação, restringir o consumo de alimentos ricos em “calorias vazias” (grandes quantidades de calorias, gorduras e açúcares e limitados em vitaminas e minerais) é um dos passos para reduzir a obesidade infantil, além de contribuir para redução no número de obesos adultos.


26 março 2007 19h36

Flora intestinal pode estar relacionada com obesidade

Certas bactérias intestinais podem estimular a obesidade, segundo um estudo que será publicado na edição desta quinta-feira do semanário científico britânico Nature. O intestino possui dois grupos de bactérias - as Firmicutes e as Bacteroides - que ajudam a quebrar a comida. Juntas, elas respondem por mais de 90% dos tipos de bactérias existentes no intestino.

Obesidade Mórbida - Gastroplastia

Fonte: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude/gastro/imagens/infografia_gastroplastia.gif&imgrefurl=http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude/gastro/gastroplastia.htm&h=964&w=598&sz=72&hl=pt-PT&start=14&um=1&tbnid=NDNUtpaEcL-FnM:&tbnh=148&tbnw=92&prev=/images%3Fq%3Dobesidade%2Bmorbida%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT
26 de Março 19h23

Obesidade infantil aos 9 anos antecipa puberdade






Ser apelidado de “gordinho”, não encontrar roupas adequadas para a idade ou ser rejeitado nas brincadeiras que exigem agilidade. Esses constrangimentos fazem parte da rotina de crianças que estão acima do peso. Em Limeira, segundo levantamento do Ambulatório de Obesidade Infanto-Juvenil, da Secretaria de Saúde, a idade média de crianças obesas é de 9 anos e seis meses. Dos 257 pacientes, 40% já sofrem complicações devido ao excesso de peso.O levantamento divulgado à Gazeta inclui 257 pacientes obesos atendidos pela primeira vez entre abril de 2006, quando o serviço foi implantado, até fevereiro deste ano.Embora os 9 anos sejam a idade média, o médico responsável pelo setor, o endocrinologista pediátrico Tunequi Katiki, informou que o atendimento inclui até mesmo crianças de dois anos que já sofrem as conseqüências de hábitos alimentares errados adotados pela família até jovens de 19 anos.No entanto, o período mais crítico é na pré-adolescência. Segundo o especialista, além de desencadear outras patologias, a obesidade também antecipa a puberdade. Isso porque a gordura estimula a produção dos hormônios. O problema pode atingir tanto as meninas, 138 pacientes (53,7%), quanto os meninos, 119 atendimentos (46,3%).

Fonte:http://www.gazetadelimeira.com.br/site/index.php?mod=noticias%2Fexibe_noticia.php%3Fcodigo%3D33510
26 de Março 19h10

Obesidade nas crianças !!!!!!!!!!

Fonte: http://www.hamzo.com.br/IMC.jpg

Obesidade e disfunção erétil


A má notícia: fumo e obesidade podem aumentar o risco de disfunção eréctil. A boa: exercícios físicos mostraram ter um impacto significativo na diminuição do mesmo risco. As conclusões são de um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard, nos Estados Unidos.
É a primeira pesquisa de larga escala feita no país que examinou relações entre disfunção eréctil e obesidade, cigarro, álcool e vida sedentária. Os resultados foram publicados na edição de Julho do The Journal of Urology.
Os autores, liderados por Constance Bacon e Eric Rimm, analisaram 22.086 homens de 40 a 75 anos que, antes de 1986, foram descritos com quadros de funções erécteis boas ou muito boas e sem casos de doenças graves.
Entre os participantes, 17,7% acusaram quadro de disfunção eréctil entre 1986 e 2000. Os cientistas ajustaram os resultados para levar em conta aqueles que foram diagnosticados com câncer de próstata no período, uma vez que tratamentos da doença, como radiação ou cirurgia, podem causar o problema.
Os resultados apontaram que tanto o fumo como a obesidade estiveram associados ao maior risco de desenvolvimento da disfunção erétil entre homens anteriormente saudáveis. Também foi verificado na actividade física regular uma forte relação inversa com o problema.

Para saber mais:
http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idContent=1046&idContentSection=197 15h59

Obesidade infantil é a grande preocupação do consumo



As crianças são alvo de um verdadeira ofensiva publicitária que está alterar os hábitos alimentare
A obesidade infantil é hoje um tema recorrente em toda a comunicação Social. Calcula-se que o número de crianças vítimas de excesso de peso terá duplicado desde 1980. Os relatórios científicos já não escondem a realidade e falam abertamente em "desastre sanitário" e em "nova explosão dos custos de saúde".
Para explicar este quadro alarmante, os especialistas avançam hipóteses como a falta de actividade física, a desestruturação das refeições e o progressivo abuso de produtos açucarados e gordos e a respectiva ofensiva publicitária. É aqui que renasce um velho contencioso entre os anunciantes e os especialistas das áreas da protecção da saúde e do consumidor.


Para saber mais: http://www Jornal de Notícias - Obesidade infantil é a grande preocupação do consumo.htm 20 de Março 21h02

Anorexie Mentale

Qu’est-ce que l’anorexie mentale?

L’anorexie mentale est une maladie psychologique dans laquelle le sujet est obsédé par son désir d’être mince et voit son corps de façon déformée.

Para mais informações:http://www.citizenship.gov.on.ca/owd/french/youth/bodyimage_bulemia.htm

On the Psychologist's Couch



Anorexia nervosa is the name of a mental illness which causes a person to become unnormally underweight.

Fonte: http://www.palme.nu/comics/w4h-anorexia-nervosa.html

Em todas as ruas te encontro


Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto, tão perto, tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro

em todas as ruas te perco.

Fonte:Poema de Mário Cesariny, musicado por Filipa Pais no álbum "À Porta do Mundo"

Mais de 300 MULHÕES de obesos em todo o mundo


Em Portugal estima-se que mais de metade da população tenha problema de peso, sendo 15 a 17 por cento obesa e três por cento superobesa.

Para saber mais, leia em:

PÍLULA É MENOS EFICAZ NAS MULHERES OBESAS

As mulheres com excesso de peso têm maiores probabilidades de engravidar, mesmo tomando a pílula, revelaram cientistas norte-americanos.

Para saber mais, leia em: http://www.adexo.pt/imagens/pilula.jpg

2007-03-25

Sexualizar muito cedo é arriscado!



Anorexia,ansiedade, bulimia e depressão, entre outros distúrbios físicos e psíquicos, pode ser o preço a pagar pela erotização precoce das menores. Não são poucos os perigos da actual tendência para sexualizar a infância.

Alimentos gordurosos ‘enganam’ o cérebro

O consumo de gordura sempre esteve associado a vários problemas de saúde, como aumento do colesterol, diabetes e hipertensão arterial, entre outros. No entanto, uma pesquisa recente constatou que até o cérebro é afetado pela presença de placas de gordura no sangue.
Segundo estudo feito pela Universidade de Campinas (Unicamp), a gordura presente nos alimentos impede que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo cérebro. Dessa forma, o organismo não recebe o “aviso” de que é hora de parar de comer, permitindo, assim, que a pessoa exagere na quantidade.

2007-03-23

Conheça os transtornos alimentares!

Recentemente, a morte de uma modelo brasileira, vítima de anorexia nervosa, acendeu um alerta sobre as sérias conseqüências dos transtornos alimentares. Com apenas 40kg e 1,74m, Ana Carolina Reston, 21 anos, morreu com uma infecção generalizada causada por complicações da doença.
A anorexia é um dos mais graves transtornos alimentares e atinge, geralmente, jovens do sexo feminino, entre 13 e 17 anos. As modelos são as principais vítimas da doença, por serem obrigadas a manter um padrão de beleza.Mas a anorexia não é o único distúrbio alimentar que pode ter conseqüências graves.
Outros problemas menos conhecidos como a bulimia e a síndrome do comer noturno também podem gerar complicações médicas.
Até as crianças podem ser vítimas de distúrbios alimentares da infância.

Estudo avalia se vírus deixa obeso


Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.
Pesquisas nos Estados Unidos investigam se microrganismos podem levar a um ganho exagerado de peso.
Também gera polémica a "dieta genética", que define a alimentação de acordo com exames que mapeiam a actividade do organismo.
Descobertas sobre causas e tratamentos para a obesidade geram polémica e ameaçam os conceitos actuais. Um grupo de pesquisadores nos EUA descobriu que o adenovírus, causador da gripe, também pode gerar obesidade. Segundo eles, 30% dos obesos apresentam o vírus; entre os magros, 5%. Os estudos avaliam se é possível ser uma pessoa obesa graças a um vírus presente no ar.
Outra equipe de cientistas, também norte-americanos, pesquisa a relação entre os micróbios da flora intestinal e a doença. Esses micróbios, em algumas pessoas, facilitam a absorção de calorias.
Já o tratamento caminha para a era da "dieta genética": a partir de testes será possível descobrir quais as falhas nos genes que fazem uma pessoa engordar, permitindo a elaboração de um tratamento individualizado. Remédios e alimentação passam a ser voltados especificamente para tentar "enganar" essas falhas e fazer o organismo trabalhar melhor.
Walter Valdevino

Obesidade vs. Fome


Fonte: http://www.youtube.com/results?search_query=obesidade+vs+fome

Plano contra a obesidade quer melhor alimentação nas escolas

Deixar de haver máquinas de comida ou ter nutricionistas nos estabelecimentos de ensino são hipóteses em estudo.

Para saber mais, leia em: http://www.adexo.pt/imagens/Publico001.jpg?PHPSESSID=17a5464ee24d2d8c06b2abb288c00f07

OBESIDADE E TABACO ACELERAM ENVELHECIMENTO

A obesidade e o tabaco aceleram o envelhecimento humano, sugerem as conclusões de um estudo científico que é hoje divulgado na revista Lancet. As pessoas que sofrem de excesso de peso ou que fumam cigarros tornam-se biologicamente mais velhas que as não obesas e não fumadoras, disse Tim Spector, do Hospital de St. Thomas, em Londres.

Fonte: http://www.adexo.pt/imagens/obesidadetabaco.jpg?PHPSESSID=17a5464ee24d2d8c06b2abb288c00f07

30% das crianças portuguesas têm excesso de peso

Trinta por cento das crianças portuguesas entre os sete e os nove anos sofre de excesso de peso ou mesmo de obesidade. Os especialistas acreditam que a prevenção tem de começar ainda durante a gravidez.
Nas últimas três décadas, a obesidade infantil aumentou em todo o Mundo. Os especialistas alertam para a necessidade de prevenir o mais cedo possível.
Depois há que respeitar as características de crescimento de cada criança, seguir uma alimentação saudável, acompanhada de água e incentivar a prática de exercício físico.
Uma criança com excesso de peso ou obesa é sempre uma criança com elevado risco de contrair as mais diversas patologias. Prevenir a obesidade pediátrica é um tema que vai estar em debate até sexta-feira, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Anorexia

É uma doença do foro psíquico que afecta actualmente cada vez mais jovens, nomeadamente raparigas. Manifesta-se por uma rejeição aos alimentos. Muitas anoréxicas pertencem a famílias rígidas e fechadas sobre elas próprias, são frequentemente pessoas dependentes, embora a sua actuação social se faça de forma independente. Extremamente carentes de afecto, quase obsessiva tendência para o perfeccionismo intelectual, com uma racionalização excessiva.

Normalmente as raparigas anoréxicas são de estrutura média ou baixa. São por vezes pessoas mal amadas, mergulham na recusa do alimento e acabam por se autodestruir e morrer com perturbações de anorexia mental. Esta doença atinge normalmente jovens entre os 10 e os 20 anos.

Para saber mais:

Obesidade Infantil

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7h2sme6BNWs&mode=related&search=

2007-03-22

MITOS QUE DÃO MÁ BOCA

Existem muitas noções erradas sobre as propriedades dietéticas de certos alimentos. Eis as mais comuns.

Os alimentos integrais emagrecem. A diferença entre um alimento refinado e o seu homólogo integral é que o segundo contém uma maior proporção de fibra alimentar, o que se torna benéfico para a saúde. No entanto, os produtos integrais, por si, não emagrecem, pois a diferença entre o seu teor de calorias relativamente aos alimentos refinados é tão poucos relevante que não proporciona uma perda de peso significativo.

A água engorda. Por não conter nenhum nutriente, a água não tem calorias.

O consumo de fruta fora das refeições não engorda. Embora se deva ingerir fruta diariamente, qualquer que seja a altura, o certo é que cada 100gramas representam cerca de 50calorias. Não está provado que comer fruta ás refeições contribua para acumular gordura. Pretender que a fruta pode perder as suas calorias quando é consumida isoladamente é cientificamente insustentável.

O marisco é mau para o colesterol. Além de ser uma fonte valiosa de proteínas e minerais, o marisco pode contribuir para baixar o colesterol marinho que contém compete com o colesterol de outros alimentos durante a absorção intestinal, o que reduz ainda mais a respectiva ingestão.

As batatas engordam. Normalmente este tubérculo é o primeiro alimento a ser expulso das dietas para emagrecer. Na realidade, 100 gramas de batata cozida têm o mesmo conteúdo energético do que um iogurte, um ovo cozido, uma maçã de 200gramas ou 100 gramas de linguado.

Fonte: E.M.C., “Mitos que dão má boca…” In Super Interessante, número 89, página 34.

OBESIDADE: Nutricionistas querem restrições na publicidade

Os nutricionistas e os representantes dos consumidores exigem a restrição da publicidade aos alimentos e bebidas para crianças, medida também preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para saber mais, leia em: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=263840

OBESIDADE: A EPIDEMIA DO SÉCULO XXI

De acordo com a OMS, o excesso de peso (índice de massa corporal — razão entre o peso e o quadrado da altura — igual ou superior a 25) e a obesidade (índice de massa corporal igual ou superior a 30) contribuem para o desencadear de um vasto conjunto de doenças.

Para saber mais, leia a reportagem em:
http://www.ordemenfermeiros.pt/index.print.php?page=103&view=news:Print&id=334

2007-03-21

Excesso de frutose pode causar obesidade


Uma equipa de cientistas do Monell Chemical Senses Center descobriu que o consumo de frutose em excesso pode causar distúrbios hormonais, aumentando a sensação de fome e, a médio prazo, obesidade.

Um imposto só para alimentos calóricos!!


O número de pessoas obesas no mundo já ultrapassou o número de pessoas que sofrem de subnutrição. Os valores foram revelados por um estudo da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, realizado pelo investigador Barry Popkin.
A notícia avançada pela site da BBC revela que o número de pessoas acima do peso passa de um bilião, enquanto os subnutridos são cerca de 800 milhões.
E para combater o problema, Barry Popkin sugere a criação de um imposto sobre calorias. Ou seja, quanto mais calorias tiver a comida, mais cara fica. Uma medida que serviria para estimular hábitos alimentares saudáveis.
Este especialista diz que tanto os países ricos como os pobres falharam no combate à obesidade. Em seguida acrescenta que os hábitos alimentares mudaram e a falta de exercício físico ajuda a aumentar o problema.
«A obesidade tornou-se regra global e a subnutrição deixou de ser uma doença de pobres», afirmou o cientista americano. E exemplifica com a China. «Houve uma grande mudança nos hábitos alimentares, as pessoas já não têm uma dieta baseada em cereais e preferem produtos animais e óleos vegetais», explica e acrescenta que «como também houve uma quebra da actividade física dos chineses, estes engordaram».
O especialista afirma ainda que o problema já é evidente nos países em desenvolvimento.







Um extracto de vinho tinto contra a obesidade?


Os mais recentes resultados obtidos por uma equipa de investigadores franceses, norte-americanos e finlandeses sugerem que o resveratrol – um composto presente em quantidades substanciais no vinho tinto – protege os ratinhos da obesidade. O seu trabalho acaba de ser publicado na prestigiada revista "Cell".



Para mais informações consultar:http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1279789

Pessoas Obesas Percebem Que São Gordas?


De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte (E.U.A.), apenas 15 % das pessoas obesas têm a percepção correta do seu excesso de peso.
Os pesquisadores recrutaram 104 homens e mulheres brancos e pretos com idades entre 45 e 64 anos. Os voluntários primeiro responderam questões sobre suas alturas e pesos e então foram submetidos a medições.
As medidas tomadas classificaram aproximadamente um terço do grupo em cada uma das categorias: normal, sobrepeso e obesidade.
Os pesquisadores calcularam o índice de massa corporal (IMC) estimado e real para cada um dos participantes. O IMC é uma medida de saúde que leva em consideração o peso e a altura do indivíduo. IMCs abaixo de 18,5 são considerados baixo peso, e aqueles que caem entre 18,5 e 24,9 são considerados normais. IMCs de 25 a 29,9 indicam sobrepeso, e acima de 30 significam obesidade.
Os pesquisadores verificaram que as medidas relatadas pelos voluntários e as tomadas em laboratório eram praticamente idênticas, mas quando foram solicitados a caracterizarem o seu estado de peso-de magro a obeso-apenas 70 por cento dos indivíduos o fizeram de maneira precisa. Quando erravam, as pessoas com peso normal tendiam a se achar gordas; inversamente, as pessoas gordas, quando se equivocavam, tendiam a fazer arredondamentos para menos, declarando-se com peso normal.
Esses achados são preocupantes, pois se um indivíduo acima do peso não sabe que tem um problema, ele não dará atenção às campanhas contra a obesidade.





Fonte: sadato.hypermart.net/weblog/neuropsicologia/


Anorexia

Fonte:http://pekenadoll.blogspot.com/, dia 21 de Março às 18:18

Espelho, espelho meu, existe alguém mais magra do que eu?


























Fonte: www.portugal-linha.pt/arteviver/anorexia.htm

Acupunctura trata anorexia como uma doença orgânica



Congresso Medicina Tradicional Chinesa recusa classificação de perturbação de origem psiquiátrica Terapêutica passa pela utilização de plantas medicinais e agulhas A anorexia, na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, é uma doença orgânica e não de origem psicológica. Na visão oriental, trata-se de uma disfunção bioquímica que se traduz na fobia de engordar. Cura-se com plantas e acupunctura.

Para saber mais consulte a fonte: http://www.\Jornal de Notícias - Acupunctura trata anorexia como uma doença orgânica.htm
20 de Março 20h12

Anorexia também afecta rapazes

Querem emagrecer para ganhar músculo, mas arriscam a vida ao recusarem comer. A anorexia, distúrbio alimentar cuja perda excessiva de peso acompanha mudanças de comportamento, é uma doença rara que, embora mais visível nas raparigas, também afecta rapazes.
Com 16 anos, Francisco (nome fictício) perdeu mais de 40 quilos em poucos meses. Aluno brilhante, empenhava-se em obter as médias desejáveis para entrar n o curso de Medicina.
A ansiedade de querer alcançar as metas ambicionadas e o medo de ficar gordo à custa de uns "pneuzinhos" levaram-no a tornar-se mais agressivo, a isolar-se dos amigos e da família mas também a reduzir a comida no prato, que esfarelava e espalhava para dar a impressão de que era muita.
Cada vez mais magro, parecia um "velhinho" - ao ponto de as professoras já nem o reconhecerem na escola, Francisco perde-se nos receios de ficar "pançudo" e insiste em fazer grandes caminhadas e flexões debaixo da cama.
Começa a ter dificuldade em andar, calçar os ténis, abrir uma cómoda, apertar o fecho das calças.
Com 1,80 metros de altura e 39 quilos de peso, Francisco corre risco de vida. É internado, por sua iniciativa, num hospital do Porto, depois de efectuar u m teste de matemática.
Sobrevive, recupera peso, já não quer morrer, como ameaçava tantas vezes a mãe, e arranja namorada, ainda que por pouco tempo.
Mas hoje, passados quatro anos, o pesadelo ainda persiste. O jovem, estuda Medicina Veterinária, vomita propositadamente tudo o que come e tem pouco peso. Além de anoréctico, agora também é bulímico, uma consequência natural quando há desregulação do apetite.

Para saber mais: http://www.RTP - Rádio e Televisão de Portugal.htm
20 de Março 20h01

Cirurgia da obesidade e problemas neurológicos


Estudo publicado na revista Neurology destaca que cirurgias para perda de peso podem provocar deficiência de vitamina B1 e levar a perdas de memória, confusão e dificuldade de coordenação de movimentos.


O estudo revisou a literatura científica em busca de registros de casos da síndrome após cirurgias da obesidade. Foram identificados 32 episódios, muitos dos quais também apresentaram sintomas neurológicos não típicos da encefalopatia de Wernicke, como surdez, psicoses, fraqueza muscular e dores ou adormecimento em mãos e pés.



O artigo Wernicke encephalopathy after obesity surgery: A systematic review, de Sonal Singh e Abhay Kumar, pode ser lido por assinantes da Neurology em www.neurology.org.


A incessante busca pela Anorexia





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QtCWktIYxRY&eurl=file%3A%2F%2FF%3A%5CAnorexia%20e%20Bulimia%20%2D%20Reflex%C3%A3o%2Ehtm

20 de Março20h01.

2007-03-20

Anoréticas!!!!!!!!!!

Fonte : http://www.chistesbromasytonteras.cl/graf/actualizacion1/anorexia.jpg

Atenção as Dietas!!



Fonte:http://malta-fixe.blogspot.com/

SERÁ QUE A BELDADE TEM DE PASSAR POR ISTO??


SER OU NÃO SER ASSIM?????

EU ACHO QUE NÃO PRECISA TANTO... E VCS?

Fonte:http://anna.dark.zip.net/

Estudo: Falta de óxido nítrico pode ser causa de obesidade


Cientistas italianos da Universidade de Milão asseguram que a causa da obesidade pode estar na falta de produção de óxido nítrico no organismo, indica um estudo citado no jornal italiano La Stampa.
O estudo sublinha que o óxido nítrico, que abastece de oxigénio todas as células do organismo, está envolvido na produção das mitocôndrias (o centro de produção de energia das células), que são necessárias para fazer desaparecer o excesso de gordura acumulado nos tecidos.
Segundo os investigadores, nas pessoas obesas as células não são capazes de produzir mitocôndrias suficientes para reduzir a presença de gordura."A falta de óxido nítrico explica não só a causa da obesidade crónica mas também esclarece a origem de doenças como a hipertensão, a diabetes e a dislipidemia (alteração do nível de gordura no sangue)", explicou Michele Carruba, que dirigiu a investigação, também publicada na revista Science.
O estudo foi realizado em ratos onde se comprovou que a falta de óxido nítrico originava um considerável aumento de peso que os levava a sofrer de diabetes e hipertensão."Falta provar que no homem a falta desta substância também é a causa da obesidade", explicou Carruba.
Por Lusa
Fonte:
http://images.google.pt/imgresimgurl=http://www.espigueiro.pt/destaque_semanal/imagens/276_gr.jpg&imgrefurl=http://www.espigueiro.pt/destaque_semanal/db8e1af0cb3aca1ae2d0018624204529.html&h=130&w=130&sz=6&hl=pt-PT&start=91&tbnid=5dxDRPtzKJ12dM:&tbnh=91&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Dobesidade%26start%3D90%26gbv%3D2%26ndsp%3D18%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
16h30

Televisão e obesidade




Estar muito tempo em frente da televisão aumenta o risco de obesidade nas crianças.
As crianças têm um enorme fascínio pela televisão e passam muito tempo diante do ecrã a ver desenhos animados ou a jogar. Muitos pais dispõem de pouco tempo para estar com os filhos e esta é uma maneira cómoda de os manterem entretidos.
Com esta atitude, esquecem, todavia, que as crianças nesta idade, para crescerem de um modo saudável necessitam de exercício físico. Jogar à bola, andar de triciclo ou até mesmo correr são actividades preferíveis a manterem-se sossegadas sentadas no sofá ou no chão a verem os seus desenhos animados preferidos.

Fonte: http--pipocaecompanhia_blogs_sapo_pt-arquivo-CA3MKN35_jpg no Google.htm
20 de Março 10h39

Obesidade pode antecipar puberdade de meninas, diz estudo


Segundo a publicação especializada "Pediatrics", a pesquisa reforça o crescente volume de evidências que sugerem que obesidade infantil está causando uma tendência à puberdade prematura em meninas.
Meninas obesas aos três anos de idade correm o risco de atingir a puberdade aos já nove anos de idade, sugeriu estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Segundo a publicação especializada "Pediatrics", a pesquisa reforça o crescente volume de evidências que sugerem que obesidade infantil está causando uma tendência à puberdade prematura em meninas.
Estudos sugerem que meninas que atingem a puberdade mais cedo do que o "normal", aos dez anos ou mais, também começam a consumir bebidas alcoólicas e a iniciar sua vida sexual mais cedo.
Sabrina Fonseca

15h 31 19 de Março

Medo de violência eleva obesidade em crianças, diz estudo



Crianças que vivem em áreas consideradas menos seguras pelos seus pais têm quatro vezes mais probabilidades de serem obesas do que aquelas que moram nos bairros vistos como mais seguros.
Essa é a conclusão de um Estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que analisou os dados de 768 crianças em dez regiões urbanas e rurais no país que tinham participado do Estudo de Desenvolvimento Humano do Instituto Nacional de Saúde da Criança.
De acordo com os estudiosos, essa relação não é afectada por outros factores, como formação cultural, estado civil das mães, actividades extracurriculares das crianças ou grupo étnico.
De fato, pode muito bem haver uma relação simples e directa entre viver em regiões perigosas e obesidade, afirmou Julie Lumeng, uma das cientistas envolvidas no estudo.

Escrito por pedrojosesilva

Itália assina "código de ética" contra Anorexia na moda


O governo da Itália vai assinar «um código ético» com a Federação da Moda e estilistas para tratar do problema da extrema magreza das modelos, anunciou a ministra do Desporto e da Juventude, Giovanna Melandri.

O texto, que será ratificado na sexta-feira pela Federação da Moda Italiana e pela Associação Alta Moda reagrupando os costureiros que apresentam as suas colecções em Milão e Roma, prevê já de imediato a interdição dos desfiles às jovens de menos de 16 anos.Um controlo médico será imposto às modelos para assegurar que o índice de massa corporal não seja inferior a 18 (por exemplo uma mulher de 1,72 metros deve pesar, no mínimo, 53 quilos), valor abaixo do qual a medicina considera existir perigo.

A nova regulamentação obriga igualmente os costureiros a acrescentar às suas colecções peças de roupa nos tamanhos 42 e 44. As novas regras serão aplicadas nos desfiles de Roma de 27 a 31 de Janeiro, e de Milão de 17 a 25 de Fevereiro.


REGRAS DE OURO DA ALIMENTAÇÃO

O Dr. Emílio Peres considera que são 13 as regras de ouro da alimentação saudável:

1. Tomar sempre um verdadeiro pequeno-almoço, completo, variado equilibrado;

2. Comer a intervalos máximos de 3 horas e meia (pequeno almoço, merenda da manhã, almoço, lanche, jantar e eventualmente ceia, para evitar que se esteja mais de 10 horas sem comer), e, em consequência, reduzir a quantidade de comida dos almoços e jantares;

3. Comer com calma, num ambiente agradável e repousante, mastigando e ensalivando bem os alimentos;

4. Usar e abusar de hortaliças, legumes e frutas;

5. Utilizar leite ou os seus substitutos nas quantidades ajustadas;

6. Limitar o uso de bebidas alcoólicas a quantidades modestas, às refeições (crianças, adolescentes, grávidas e aleitantes nem assim);

7. Restringir o uso de gordura, tanto as dos próprios alimentos (carnes, salsicharia, óleos) como as resultantes do modo de confeccionar (frigir, refogar) e atenção ao sobreaquecimento dos polinsaturados!!!
8. Reduzir o gasto de sal na cozinha e rejeitar produtos salgados;

9. Consumir boas quantidades de farináceos, pão especialmente (e quanto menos espoado melhor), fornecedores de energia, em alternativa às gorduras;

10. Reduzir o uso de açúcar (sumos e pastelaria);

11. Comer refeições de acordo com a Roda dos Alimentos: com alimentos de todos os grupos, equilibradas e variadas;

12. Consumir apenas a quantidade necessária de comida, nem mais nem menos;

13. Beber água, tisanas ou outras bebidas sem minerais e sem calorias, em boas quantidades;
E falta acrescentar uma décima quarta regra:
14. Tomar atenção à qualidade dos produtos alimentares que se consome.

Fonte: http://www.adexo.pt/

Anorexia e antidepressivos



Sem apetite! Este é o significado literal de anorexia. A nervosa (AN) corresponde a uma disfunção comportamental com desvio dos hábitos alimentares, e que se expressa por rejeição exagerada em manter o peso corporal acima de valores mínimos aceitos para determinada idade ou altura.


Sua condição é extremamente perigosa, pois as pessoas acometidas se privam intencionalmente de alimentos e podem literalmente morrer numa tentativa doentia de manter-se como o que consideram “magras”. A anorexia nervosa costuma ter inicio na adolescência. Epidemiologicamente, cerca de 95% são mulheres e 5% homens. Desse total, 95% são homosexuais.


Segundo um estudo americano publicado na edição de junho do Jornal da Associação Médica Americana, os antidepressivos podem ser inócuos no tratamento da anorexia nervosa. Para o pesquisador Timothy Walsh, as descobertas atuais, juntamente com as de estudos publicados anteriormente, indicam que a prática comum de prescrever medicamentos antidepressivos não traz benefícios para a maioria dos pacientes com anorexia nervosa.


De acordo com Péricles Maranhão, os medicamentos anti-depressivos não são a única possibilidade terapêutica mas devem ser considerados após reaquisição de parte do peso perdido, quando os efeitos psicológicos da má nutrição estiverem resolvidos, pois ajudam a manter o ganho ponderal. Adicionalmente, os antidepressivos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) são úteis reduzindo a compulsividade nos pacientes com restrição alimentar e diminuindo a impulsividade nos casos de ingestão de grandes volumes com provocação da eliminação dos mesmos.


Apesar do ganho ponderado ocorrer rapidamente uma vez iniciado o tratamento, a recuperação completa pode levar alguns anos. Com tratamento, cerca 45% dos pacientes apresentam excelente resultado, 30% melhoram consideravelmente, 20% continuam seriamente comprometidos pela doença e de 2 a 10% dos acometidos morrem em decorrência da desnutrição ou por suicídio.




PORTUGUESES ADEPTOS DA “BARRIGUINHA”

Sete em cada dez portugueses tem um IMC elevado e um em cada seis tem perímetro abdominal excessivo. As conclusões são do estudo “ Coração Seguro” e os primeiros resultados foram apresentados em Novembro, no âmbito do 8º Simpósio Anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPG). Com 4600 pessoas avaliadas em 156 centros de saúde, os primeiros resultados revelam que 60 por cento dos portugueses têm perímetro abdominal elevado e 70 um índice de massa corporal acima do considerado normal. Embora a média etária dos participantes seja elevada (cerca de 60 anos), estas conclusões preliminares levaram a FPC a reiterar o apelo aos portugueses para que “coloquem a promoção de saúde e a prevenção das doenças cardiovasculares nas prioridades da sua vida pessoal”. A par do tabagismo e sedentarismo, a obesidade é um dos factores que mais contribui para as doenças de coração. No caso do colesterol, outro dos parâmetros avaliados no rastreio, os dados são ainda mais preocupantes: 60 por cento dos portugueses sabe que tem o colesterol elevado, mas só metade faz uma medicação para reduzi-lo. E “apenas 20 por cento tem resultados favoráveis”, constata Luís Negrão, médico de Saúde Pública da FPC e responsável pelo projecto (Fundação Portuguesa de Cardiologia, 3/12/2006).


Fonte:http://www.adexo.pt/pdf/performance.pdf

Educação em Saúde






Fonte: http://www.sespa.pa.gov.br/Educação/Imagens/obesidade.gif

A importância do pediatra na prevenção da obesidade na infância e na adolescência


A obesidade é considerada um distúrbio do metabolismo energético, no qual ocorre armazenamento excessivo de energia, sob a forma de triglicérides, no tecido adiposo, ou também pode ser definida como uma doença crônica, multifatorial, em que ocorre uma sobreposição de fatores genéticos e ambientais.
Sabemos que apenas 2 a 5% das causas de obesidade são hormonais, os outros 95 a 98% são de origem exógena ou nutricional, decorrentes de um balanço positivo de energia entre a ingestão e o gasto calórico. Nesses casos o papel do pediatra assume grande importância devendo intervir junto à família orientando-a quanto à prevenção da obesidade.

Para saber mais:http://www.sopape.com.br/SPP%20SociedadeParaense%20de%20Pediatria_arquivos/dicas15.htm


Obesidade infantil- Pais e mães devem ficar atentos à alimentação dos filhos.


A obesidade infantil é uma realidade que pode provocar diversos problemas de saúde.
A recomendação dos médicos é que a criança obesa deve ser submetida a uma completa e minunciosa análise e a um exame físico.
A médica nutróloga Alice Amaral alerta para a importância da presença dos responsáveis pela criança durante os exames e tratamentos.

Prevenção é o caminho

A prevenção da obesidade deve começar no útero da mãe, que deve ter uma alimentação balanceada para não prejudicar a saúde de nenhum dos dois. Nos seis primeiros meses de vida, a médica diz que a criança precisa somente do leite materno.

Alimentação e auto-estima

E como explicar para a criança obesa que os amiguinhos comem chocolate, biscoitos recheados, salgadinhos fritos, tomam refrigerante e ele não deve acompanhar estes hábitos?

Para a médica Alice Amaral, a criança entende mais fácil que o próprio adulto. "É claro que incialmente é difícil.

Ela acha que se levar uma fruta para escola vai estar 'pagando mico'. Mas com o tempo ele percebe que a ida dela melhora e, mais uma vez, é importante a participação da escola neste processo".
A médica lembra que os avós precisam se conscientizar também.

"Eles são do tempo em que bebê gordinho é que era saudável.

Para saber mais: http://www.acessa.com/viver/arquivo/nutricao/2004/10/14-obesidade/

Campanha contra a Anorexia


Probablemente éste es uno de los encargos más complicados de los que realicé junto con Manuel Castaño por lo delicada que resultaba la temática del trabajo: realizar dos tiras cómicas acerca de la anorexia para un cuadernillo que se pensaba distribuir por colegios de la Comunidad Valenciana previniendo de los riesgos que implicaba contraer la enfermedad. Éste fue el resultado.

Gerald Genty "Plaire"


Fonte: http://www.dailymotion.com/video/xttpe_gerald-genty-plaire

2007-03-19

Emagrecer/ Obesidade/ Nutrição/ Saúde/ bem estar


fonte: http://www.dailymotion.com/video/x3dyv_obesidade-no-brasil video obesidade brasil